So you don't speak Portuguese...

A Arte dos Vitrais no Período Gótico

O Período Gótico da arte não foi um período onde as pessoas só usavam preto nas obras ok? Vamos deixar isso bem claro. Este período iniciou-se como um estilo arquitetônico na verdade, e caracterizava-se pelas esculturas das catedrais, nelas, costumavam haver vidros coloridos, onde a luz transpassava, transformando as catedrais em obras de arte detalhadas

Como era feito um vitral?

Basicamente, o artesão derreteria certos vidros, e durante o processo de derretimento, já acrescentaria a cor desejada a eles. Ele manipularia o formato dos vidros para encaixarem-se na imagem desejada e, para criar os detalhes, criava marcas opacas no vidro, para fazer alguns cachos no cabelo, sombreamento em tecidos, etc.

Temos algum artista conhecido por seus vitrais na Idade Média?

Infelizmente, durante a Idade Média, no período onde a Igreja retinha grande parte do poder, era muito raro encontrarmos obras assinadas, provavelmente, se houver um aprofundamento maior, encontraríamos o nome de certos artistas. 

O que eles representava,, em sua maioria?

Cenas bíblicas, personagens, santos, no caso do vitral acima, temos uma mandala, com Jesus no centro e seus apóstolos ao redor, observa-se a riqueza de detalhes em cada canto deste vitral.

E nos dias de hoje? Podemos encontrar vitrais?

Sim! Vitrais ainda são utilizados e, também podemos encontrar os do período gótico intactos, se for a Alemanha, por exemplo, não deixe de visitar a Catedral de Aanchen, ou Saint Chapelle em Paris. Atualmente, eles são um estilo de arte usado como decoração, talvez não tão ricos em detalhes como os da Idade Média, mas não deixam de ser lindos, sem mencionar desenhos baseados em vitrais, estes também merecem uma olhada.

Vamos encerrar com algumas obras:





A arte no Egito Antigo

Isso vai parecer um pouco estranho, mas vamos começar com uma check list:
-Cabeça -Ok
-Corpo - Ok
-Duas mãos, com cinco dedos em cada - Ok
-Dois pés, com cinco dedos em cada - Ok

Muito bem, agora, vamos entender o porquê dessa check list. Pode parecer um pouco difícil de entender no primeiro momento, mas esses detalhes são uma característica da Arte no Egito Antigo.
Vamos por partes:

A arte egípcia está totalmente ligada a religião egípcia.  Mas, qual era a religião egípcia? 

--Eram politeístas(exceto durante um determinado período, em que um rei decidiu que iriam adorar apenas um deus, mas isso é outra história), tinham a crença em vários deuses antropozoomórficos, isto é, metade homem, metade animal(exemplo: Anúbis: metade homem, metade chacal, como vocês podem ver na imagem ao lado).
-- Acreditavam na vida após a morte e na reencarnação, porém, acreditavam que todos os seus bens iam com eles depois de morrerem, logo, o corpo precisava ser conservado para quando eles voltassem. Havia um julgamento, onde comparavam o peso de seu coração com o de uma pluma.

Agora podemos entender melhor o porquê das pinturas egípcias precisarem desse detalhes estranhos.
Se o faraó voltasse a vida, depois de um julgamento que, por algum motivo miraculoso, foi demorado e o corpo estivesse um pouco decomposto? Certamente, os deuses precisariam dar uma ajudinha... Então, para refazer o corpo do faraó que voltaria a vida, eles teriam como base os desenhos nas paredes de sua tumba, junto com os textos do livro dos mortos. Contudo, ao olharmos os desenhos, vemos que os desenhos não tinham, realmente o formato de nosso corpo, era, como fizemos, uma listinha, o importante era que tudo estivesse presente, para que eles(os deuses) soubesses o que tinham que por.


Impressionismo

O que é:  O impressionismo foi um movimento artístico entre o século XIX e XX, este movimento rompeu muitos padrões, levando em consideração que um de seus principais conceitos era representar a natureza como ela era, não como queríamos que ela fosse, por esse motivo, muitos dos artistas impressionistas não simpatizavam com as academias de arte, contra todo tipo de imposição para pintar, tais artistas passaram a retratar o mundo de modo totalmente inovador. Também é considerado o precursor da arte moderna, de certa forma, uma fusão entre os tempos antigos e modernos.

Características Marcantes:
  • Vamos usar luz para criar sobra, não sombra para criar luz. Os artistas davam ênfase no uso da luz com diversos tons para ressaltar a claridade, diferente do barroco, que, basicamente, parecia usar tons escuros, o que acabava tornando o quadro um tanto artificial.
  • Nada de linhas de contorno: para eles, retratar de modo mais realista o possível era essencial, e, pelo visto, não temos um contorno nítido ao nosso redor, logo, era necessário fazer o bom uso da cor.
  • Nem pense em misturar a tinta na paleta: algo interessante sobre os artistas impressionistas é que, eles, em sua grande parte, costumavam utilizar meios diferentes para chegar ao tom que queriam, por exemplo: se fizermos um desenho apenas com pequenos pontos coloridos, um aglomerado de cores sortidas, quando olhados de modo mais amplo, geram outra cor, como os pixels em uma tela de computador.
Casos e acasos dentro do movimento impressionista:
  • Vicent Van Gogh, tenho certeza de que já ouviu falar desse nome, suas obras são bem famosas atualmente, não? E se eu lhe dissesse que, enquanto vivo, ele vendeu pouquíssimas obras? Na época, seu estilo de arte não era muito bem visto, mas isso não o impediu de pintar incansavelmente.
  • Dentro do movimento, não houve apenas a pintura impressionista, houve também a música e a literatura impressionista.
  • Claude Monet, um dos grandes pintores impressionistas, teve catarata no fim da vida, contudo, muitos dizem que sua pintura transformava-se positivamente conforme ele perdia a visão, curioso não?

Mona Lisa - Leonardo Da Vinci

Quem é ela? O quadro também é chamado de La Gioconda, Madonna Lisa di Antonio Maria Gherardini, esposa do rico cidadão florentino Francesco Del Giocondo, este, em 1503, encomendou a Leonardo um retrato de sua esposa. É provável que a obra tenha começado como um retrato, mas logo se tornou a imagem de Leonardo da beleza perfeita.

Então, o que acham de explorar a pintura provavelmente mais famosa do mundo? 

1-Alguém viu as sobrancelhas da Mona?

A explicação mais provável é que Leonardo, para dar um toque realista, pintou as sobrancelhas como um toque final na tinta seca do rosto, contudo, na primeira vez que o quadro foi limpo, o restaurador deve ter usado um solvente impróprio e adeus sobrancelhas(só eu fico pensando na bronca que o restaurador levou?). Moral da história: Tomem cuidado com os solventes que vão utilizar quando forem restaurar um quadro.

2- Qual é o segredo do sorriso de Mona Lisa?

Ok, eu acho que ninguém além do Leonardo Da Vinci tem essa resposta, mas as duas paisagens do fundo tem algo a ver com isso, por falar nelas, você percebeu o quão improvável é esse cenário? O horizonte da paisagem da direita é mais alto, visto de cima, o da esquerda oferece um ponto mais baixo, o lugar onde teriam de se unir está oculto atrás da Gioconda. A paisagem da esquerda atrai o olho esquerdo para baixo, enquanto a paisagem da direita atrai o olho direito para cima, tal jogo visual de atrações opostas se encontra no centro da Mona Lisa e faz nossos olhos "verem" um ligeiro tremor, dando a impressão de estar prestes a irromper num sorriso mais aberto.

3- Como numa conversa casual, sentada de forma relaxada e informal.

A maneira em que Mona Lisa está sentada foi uma das inovações introduzidas pela obra. Em comparação, todos os retratos anteriores pareciam rígidos e artificiais.

4-Como é a casa da Mona Lisa?

Algo que realmente aumentou a popularidade do quadro foi que ele já foi roubado uma vez, após esse incidente, colocaram-na sob a proteção de um vidro a prova de balas, numa distância considerável, podemos dizer que é mais fácil subir a torre da Rapunzel do que tocar na Mona Lisa.

5- A Mona do Leo e a Mona do Rafa.

O artista italiano Rafael Sanzio fez um desenho do quadro após vê-lo. Seu desenho reforça a ideia de que originalmente haviam colunas de ambos os lados do quadro.

6- Estilo sombrio.

A pele da Mona Lisa não está verde por causa de algum enjoo ou qualquer coisa assim ok? Ela só ficou esverdeada por causa de uma limpeza exagerada(esses restauradores desastrados...), mas isso não quer dizer que Leonardo não utilizasse cores escuras, na verdade, ele usava muito mais do que seus contemporâneos.

7- As lindas mãos de La Gioconda.

Um dos muitos triunfos deste quadro. As mãos, inteiramente relaxadas, acentuam a suave majestade da figura representada.

8- Comentários poético...(como buquês ou rosas não atravessam o vidro a prova de balas, vamos declamar poesias)

"Ela é mais velha que os rochedos entre os quais se senta; como um vampiro, ela já morreu muitas vezes e aprendeu os segredos do túmulo." - Walter Pater.
"A janela do corpo humano, através do qual ele espelha o seu caminho e trás para o nosso desfrute a beleza do mundo, pela qual a alma se contenta em ficar na sua prisão humana." - Leonardo Da Vinci.

"Quero morrer de jeans" - Andy Warhol


A primeira coisa a ser dita sobre Andy Warhol: ele transformou o meio artístico. Por que? Simplesmente porque antes da Pop Art, pinturas e quadros eram algo da elite, ele não pintou latinhas de sopa de tomate a toa, ele queria passar uma mensagem.

No seu trabalho, ele transformou figuras famosas em algo impessoal e vazio, figuras de marketing, suas obras não eram feitas do modo manual, havia uma espécie de produção mecânica para produzir seus quadros. Existe um modo mais claro para se referir a produção em massa, o uso da mídia e o consumismo nos EUA?

Além disso nosso querido artista era, além de um excelente designer e diretor de filmes(alguns bem longos...) , ele tinha consigo muitos conselhos e filosofias que podem ser consideradas essenciais até hoje, um exemplo? Ele dizia que se alguma coisa é decepcionante, ele sabia que não era o "nada" pois o "nada" não é decepcionante, é simplesmente o "nada". Isso pode soar confuso, mas é verdadeiro, apesar de muitos o verem como um ícone superficial(ele mesmo se dizia superficial), ele também era inteligente e sabia como alcançar seus objetivos.

Um detalhe extremamente interessante, na minha opinião, é que por suas obras serem impessoais, não é possível olhar para elas e enxergar um reflexo do artista, e sim uma mensagem.

Andy Warhol é, na minha opinião, um artista que mereceu renome, por inovar a arte de modo surreal.

Aqui estão algumas de suas obras:

Campbells Soup Cans

Shots Marilyn

Eight Elvises
Um abraço.

O Nascimento de Vênus - Mitologia e Arte.



O Nascimento de Vênus, de Sandro Boticelli foi um quadro revolucionário por ter sido a primeira pintura com tema exclusivamente mitológico e leigo durante a Renascença. A admiração pela antiguidade clássica, antigas civilizações de Grécia e Roma, era compartilhada por muitos artistas e estudiosos da época. Esta obra nos transporta a um mundo de sonho e poesia.
Vênus é uma das deusas mais importantes da antiguidade, também chamada de Afrodite pelos gregos, a lenda de seu nascimento no mar é trágica. Urano( o céu) e Gaia(a terra) haviam se unido para produzir os primeiros seres humanos, chamados Titãs, porém, um de seus filhos, Cronos/Saturno(O Tempo), castrou seu pai com uma foice, jogando então seus genitais no mar e da espuma que daí resultou nasce Vênus, a deusa do amor, da beleza, do riso e do casamento. 


1. Rosas sagradas de Vênus

De acordo com a mitologia, a rosa foi criada ao mesmo tempo que a deusa, é sua flor sagrada, pois com sua encantadora beleza e fragrância, é o símbolo do amor, contudo, seus espinhos nos lembram que o amor pode ferir.

2. O Vento Oeste

Zéfiro, o Vento Oeste, é brisa suave da primavera que impele Vênus até a praia, no quadro, aparece junto a sua consorte Clóris, uma ninfa que foi raptada por Zéfiro do Jardim das Hespérides, mas este se apaixonou por sua vítima, que aceitou ser sua esposa. Desta forma, a ninfa elevou-se ao nível de deusa e tornou-se Flora, que tinha "perpétuo poder sobre as flores".

3.As ondas do mar.

O artista não faz qualquer esforço para  criar ondas realistas, neste caso, utilizou-as para criar um padrão decorativo, formas estilizadas em V diminuem a medida em que se afastam, mas modificam-se ao pé da concha.

4.A posição de Vênus

A pose da personagem central imita a pose um uma estátua conhecida na Roma antiga e certamente seria reconhecia a referência erudita de Boticelli.

5. Olhar distante

Os rostos pintados por Sandro Boticelli costumam aparentar um olhar distante, como se estivessem recolhidos em seu próprio mundo interior, ou perdidos em pensamentos, como Vênus aparenta estar.

6. A personificação da Primavera


Para receber Vênus, uma das Horas(espíritos que personificam as estações, nesse caso, a Primavera), traz consigo um manto bordado com flores para cobrir da deusa.

7. "Venus Pudica"

Enquanto outros artistas escolhiam retratar Vênus de forma mais sensual, Boticelli a retrata com recato, onde a deusa esconde castamente o corpo com as mãos, mostrando uma outra inovação na obra de Sandro Boticelli.

Fonte: Para entender arte - Robert Cumming - Editora Ática