So you don't speak Portuguese...

A arte no Egito Antigo

Isso vai parecer um pouco estranho, mas vamos começar com uma check list:
-Cabeça -Ok
-Corpo - Ok
-Duas mãos, com cinco dedos em cada - Ok
-Dois pés, com cinco dedos em cada - Ok

Muito bem, agora, vamos entender o porquê dessa check list. Pode parecer um pouco difícil de entender no primeiro momento, mas esses detalhes são uma característica da Arte no Egito Antigo.
Vamos por partes:

A arte egípcia está totalmente ligada a religião egípcia.  Mas, qual era a religião egípcia? 

--Eram politeístas(exceto durante um determinado período, em que um rei decidiu que iriam adorar apenas um deus, mas isso é outra história), tinham a crença em vários deuses antropozoomórficos, isto é, metade homem, metade animal(exemplo: Anúbis: metade homem, metade chacal, como vocês podem ver na imagem ao lado).
-- Acreditavam na vida após a morte e na reencarnação, porém, acreditavam que todos os seus bens iam com eles depois de morrerem, logo, o corpo precisava ser conservado para quando eles voltassem. Havia um julgamento, onde comparavam o peso de seu coração com o de uma pluma.

Agora podemos entender melhor o porquê das pinturas egípcias precisarem desse detalhes estranhos.
Se o faraó voltasse a vida, depois de um julgamento que, por algum motivo miraculoso, foi demorado e o corpo estivesse um pouco decomposto? Certamente, os deuses precisariam dar uma ajudinha... Então, para refazer o corpo do faraó que voltaria a vida, eles teriam como base os desenhos nas paredes de sua tumba, junto com os textos do livro dos mortos. Contudo, ao olharmos os desenhos, vemos que os desenhos não tinham, realmente o formato de nosso corpo, era, como fizemos, uma listinha, o importante era que tudo estivesse presente, para que eles(os deuses) soubesses o que tinham que por.


Nenhum comentário:

Postar um comentário