So you don't speak Portuguese...

A Arte dos Vitrais no Período Gótico

O Período Gótico da arte não foi um período onde as pessoas só usavam preto nas obras ok? Vamos deixar isso bem claro. Este período iniciou-se como um estilo arquitetônico na verdade, e caracterizava-se pelas esculturas das catedrais, nelas, costumavam haver vidros coloridos, onde a luz transpassava, transformando as catedrais em obras de arte detalhadas

Como era feito um vitral?

Basicamente, o artesão derreteria certos vidros, e durante o processo de derretimento, já acrescentaria a cor desejada a eles. Ele manipularia o formato dos vidros para encaixarem-se na imagem desejada e, para criar os detalhes, criava marcas opacas no vidro, para fazer alguns cachos no cabelo, sombreamento em tecidos, etc.

Temos algum artista conhecido por seus vitrais na Idade Média?

Infelizmente, durante a Idade Média, no período onde a Igreja retinha grande parte do poder, era muito raro encontrarmos obras assinadas, provavelmente, se houver um aprofundamento maior, encontraríamos o nome de certos artistas. 

O que eles representava,, em sua maioria?

Cenas bíblicas, personagens, santos, no caso do vitral acima, temos uma mandala, com Jesus no centro e seus apóstolos ao redor, observa-se a riqueza de detalhes em cada canto deste vitral.

E nos dias de hoje? Podemos encontrar vitrais?

Sim! Vitrais ainda são utilizados e, também podemos encontrar os do período gótico intactos, se for a Alemanha, por exemplo, não deixe de visitar a Catedral de Aanchen, ou Saint Chapelle em Paris. Atualmente, eles são um estilo de arte usado como decoração, talvez não tão ricos em detalhes como os da Idade Média, mas não deixam de ser lindos, sem mencionar desenhos baseados em vitrais, estes também merecem uma olhada.

Vamos encerrar com algumas obras:





Nenhum comentário:

Postar um comentário