So you don't speak Portuguese...

Pablo Picasso, um pouco sobre esse cara.

Dentro da arte, existem vários estilos, assim como existem aqueles que preferem vestir preto e usar jeans, existem aqueles cuja paixão é uma bela roupa colorida cheia de estampas, o mesmo ocorre na arte, enquanto alguns buscam criar um reflexo exato daquilo que veem, outros buscam retratar à sua maneira, muitos apenas imaginam algo e colocam no papel, mas isso não quer dizer que apenas um estilo vá lhe agradar, é necessário entender o objetivo do artista, alguns querem chocar, outros emocionar, alguns só querem a aprovação.

Hoje, falaremos de Picasso, um dos considerados "Pais do Cubismo", mas como muitos pensam, ele não fez só aquilo, Picasso foi alguém, por parte, sábio, romântico e muitas vezes, emotivo, como demonstra sua fase azul. Embora o Cubismo tenha lhe garantido um destaque extra, ele não ganhou renome apenas por isso.
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso (pois é), nascido no dia 25 de outubro de 1881, em Málaga na Espanha, filho de  María Picasso y López e José Ruiz Blasco, além de pintor, foi escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo . Quando jovem, fazia pinturas realistas e desde cedo demonstrava afinidade com a arte.

Sua primeira obra foi feita aos oito anos, representando uma tourada, ele nunca abandonou este quadro.

Mais tarde, quando viveu entre Madri e Barcelona, estudava obras de grandes artistas e tentava retratá-las, isso mostra seu lado estudioso, contudo, também participou de grupos boêmios mas nunca deixando a arte de lado, mas foi em Paris, na França onde ele passou grande parte de sua vida adulta, se dedicando a arte.

Sua carreira foi dividida em fases, de acordo com a valorização de certas cores, a fase azul (1901-1904), a fase rosa (1904-1906), a fase africana (1907-1909), o cubismo analítico (1909-1912) e o cubismo sintético (1912-1919).

A fase azul correspondeu a um período de tristeza, após a perda de um amigo por suicídio, foi um período de muita dor e tristeza para o artista.

A fase rosa começou cerca de três anos depois de iniciada a fase azul. Nesta fase, Picasso mudava-se para Paris e inaugurava um novo atelier, melhorou sua condição financeira com exposições, iniciou novas relações com escritores e outros artistas, nessa faze, foi comum ele retratar temas como mulheres, cenas eróticas/pornográficas e figuras de circo.

Durante a fase africana, Picasso obteve inspiração na cultura africana, havendo semelhanças entre máscaras africanas e seus retratos.

No cubismo analítico, suas obras continham menos cor, e beiravam ao abstracionismo.

No cubismo sintético, o principal meio era a colagem, inovando sua forma de representação.
Curiosidades:
Picasso era disléxico, isso talvez tenha influência sobre o cubismo.
Esteve na Caverna de Altamira e observando as pinturas nas paredes disse: "Após Altamira, tudo parece decadente".
Um de seus quadros, Guernica, possui uma réplica situada na sede da ONU, para relembrar as consequências causadas por guerras.
Era realmente amado pelas mulheres, apesar de, muitas vezes, ser considerado infiel e, apesar disso, ciumento, possuiu muitas amantes.


Espero que tenham gostado do pequeno resumo sobre Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.

3 comentários:

  1. Lindo texto. Se puder te enviarei áudio e foto da peça de teatro encenada no colégio de meus filhos que interpretava Guernica.
    Adorei e vou divulgar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bela, não sei se já ouvistes falar em OSMAR SANTOS. Ele é um dos mais importantes artistas plásticos do Uruguay, e hoje o mais importante é vivi.
    Ele é pai de um colega de meu filho e o trabalho dele é lindo, e vem sendo exposto pelo mundo.
    Bjs,
    Cynthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia! Em primeiro lugar, obrigada de coração por comentar, pode deixar que vou pesquisar sobre ele e quem sabe até postar sobre. Além disso, adoraria ver a peça de teatro.
      Obrigada novamente.
      Bela

      Excluir