So you don't speak Portuguese...

Arte Pré-Histórica: O Bisão/Bisonte na Caverna de Altamira

Atualmente, a arte é considerada uma forma de expressão. Isso é um fato, não quer dizer que ela precisa necessariamente fazer sentido ou ter algum conceito por trás, mas antes de falar sobre toda a ideia da arte, vamos falar sobre como ela começou...
Com franqueza, as pinturas rupestres lembram desenhos de crianças, porque crianças, pintam o que veem, ou o que querem ver.
 Basicamente, os nossos antepassados faziam a mesma coisa. Imagine-se naquela época, sobrevivendo com base na caça, se éramos brutos, era porque ainda não havíamos encontrado uma forma de facilitar nossa vida, seguindo essa linha de raciocínio já posso explicar o significado da imagem ao lado. De acordo com estudos, o Bisão na Caverna de Altamira(como é chamada nossa querida obra de arte...) não representaria um relato de algo, e sim, uma tentativa de capturá-lo. Veja bem, é uma ideia bem semelhante a boneca vudu, atire uma arma no desenho e o animal também será atingido. Por lógica, isso poderia ser chamado de "sentimento religioso", pois eles tinham a crença nessa ideia.
Situado na Caverna de Altamira, no norte da Espanha, o Bisão do qual estamos falando é apenas um dos vários presentes nesta caverna. No começo, haviam aqueles que desacreditavam a autenticidade das obras, após descobrirem outras cavernas com pinturas que representavam a cultura rupestre, essa ideia foi gradativamente refutada.
A pintura foi feita com pigmentos minerais de óxido de ferro vermelhos, carvão vegetal misturados com água o em seco e o contorno de linhas pretas da figura foi realizado com carvão vegetal. Bom, se você estiver afim de fazer uma pintura em uma caverna que tenha uma duração considerável, já sabe que materiais usar...
Por enquanto é só isso, deixo vocês com nosso querido Bis(abreviei demais?).




Nenhum comentário:

Postar um comentário