O que é: O impressionismo foi um movimento artístico entre o século XIX e XX, este movimento rompeu muitos padrões, levando em consideração que um de seus principais conceitos era representar a natureza como ela era, não como queríamos que ela fosse, por esse motivo, muitos dos artistas impressionistas não simpatizavam com as academias de arte, contra todo tipo de imposição para pintar, tais artistas passaram a retratar o mundo de modo totalmente inovador. Também é considerado o precursor da arte moderna, de certa forma, uma fusão entre os tempos antigos e modernos.
Características Marcantes:
- Vamos usar luz para criar sobra, não sombra para criar luz. Os artistas davam ênfase no uso da luz com diversos tons para ressaltar a claridade, diferente do barroco, que, basicamente, parecia usar tons escuros, o que acabava tornando o quadro um tanto artificial.
- Nada de linhas de contorno: para eles, retratar de modo mais realista o possível era essencial, e, pelo visto, não temos um contorno nítido ao nosso redor, logo, era necessário fazer o bom uso da cor.
- Nem pense em misturar a tinta na paleta: algo interessante sobre os artistas impressionistas é que, eles, em sua grande parte, costumavam utilizar meios diferentes para chegar ao tom que queriam, por exemplo: se fizermos um desenho apenas com pequenos pontos coloridos, um aglomerado de cores sortidas, quando olhados de modo mais amplo, geram outra cor, como os pixels em uma tela de computador.
Casos e acasos dentro do movimento impressionista:
- Vicent Van Gogh, tenho certeza de que já ouviu falar desse nome, suas obras são bem famosas atualmente, não? E se eu lhe dissesse que, enquanto vivo, ele vendeu pouquíssimas obras? Na época, seu estilo de arte não era muito bem visto, mas isso não o impediu de pintar incansavelmente.
- Dentro do movimento, não houve apenas a pintura impressionista, houve também a música e a literatura impressionista.
- Claude Monet, um dos grandes pintores impressionistas, teve catarata no fim da vida, contudo, muitos dizem que sua pintura transformava-se positivamente conforme ele perdia a visão, curioso não?